domingo, dezembro 30, 2007

Noba lenga-lenga

Im sendo quaresma, os ganapos enchim o pobo de risa por conta daquilo que fazim: serrum as belhas, casum as nobas e, antes de as casarim, apregoüm os fusos desta maneira:

Quem compra os fusos
Tortos e direitos
Escarrapunchudos na ponta?
Quem compra, olaré quem compra?
Num querêis mais
Putas de Morais?
Num querêis não,
Cornos de Lanção!


Era ua risota! E c'mum se pode ber, nim as de Morais nim os de Lanção tinhum grande fama!

(Leia-se: ênchim; fàzim; sèrrum; càsum; casàrim; dêsta. Já agora: agôra; lêia-se)

Etiquetas:

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Agradeço a visita e as simpáticas palavras que deixou no VILA FLOR em Flor. Os linguarejar, os usos das nossas terras fazem parte das nossas lembranças quem têm muito de comum. Em nossa casa, em especial o meu filho mais novo, está sempre a brincar e a dizer que a mãe fala «trasmontanês»! Desejo um bom ano de 2008, com tudo de bom.

Jofre Alves
Maria de Fátima
http://vilaflor.blogs.sapo.pt/

9:04 da tarde  
Blogger MPS said...

Caros Jofre e Maria de Fátima

Eu é que agradeço a vossa visita. E bem faz a Maria de Fátima em não se esquecer do seu "transmontanês". Olhem, eu dou por mim a, cada vez mais, esquecer-me do som "V". E não me importo nada. O País precisa de saber que existem outras maneiras de falar.

Melhor: Olhai, ou dou por mim, cada beze mais, a 'squecer-me do som "V". E Num me importo nada.

Abraços a ambos

4:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home